
Há um projeto que pretende descarbonizar as embarcações de pesca e de recreio
O projeto ‘GREENSHIP_E’, promovido pela Universidade do Porto e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, vai desenvolver um protótipo de produção e armazenamento de hidrogénio a bordo.
“Uma etapa fundamental para a criação de um barco autónomo, fiável, seguro e com zero emissões poluentes”. É deste modo que Alexandra Rodrigues Pinto, investigadora da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), descreve o projeto, resultado do trabalho de uma equipa multidisciplinar composta por investigadores de quatro unidades de I&D da FEUP (CEFT, LEPABE, e LSRE-LCM, que formam o laboratório associado ALiCE), além do SYSTEC e do INESC TEC.
Concebido para desenvolver sistemas de produção e armazenamento de combustíveis verdes a bordo de embarcações de pequeno porte, em particular das embarcações recreativas e de pesca que constituem a esmagadora maioria da frota nacional, o ‘GREENSHIP_E’ visa elevar para um novo patamar a tecnologia de propulsão marítima livre de emissões de carbono à disposição da indústria naval.
Para tal, propõe a criar uma solução capaz de produzir e armazenar hidrogénio puro a bordo, dispensando a existência de grandes tanques de alimentação.
O projeto será financiado num total de 1,5 milhões de euros pela Fundação Calouste Gulbenkian até 2027.