
Hub da Costa Atlântica da Região de Coimbra quer construir uma economia azul mais forte
Desenvolver um programa estratégico centrado no desenvolvimento dos vetores da economia do mar é o grande objetivo do Hub da Costa Atlântica da Região de Coimbra, apresentado a 16 de abril, nos Paços do Município da Figueira da Foz.
Integrado na rede Hub Azul Portugal, terá um financiamento de cerca de 18,3 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O consórcio junta a Universidade de Coimbra (UC), a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, a Incubadora de Empresas da Figueira da Foz (IEFF), o SeaPower (Centro de Tecnologia e Inovação), a Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) e os Municípios da Figueira da Foz, de Mira e de Cantanhede.
De acordo com o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Inovação, Relação com Empresas e Empregabilidade, Nuno Mendonça, citado em comunicado, “o Hub pretende implementar um ecossistema, em rede, capaz de fixar novas empresas na região, e, consequentemente, recursos humanos, através da proximidade a competências técnico-científicas de excelência”.
O projeto, que procura reforçar a rede de infraestruturas de formação, investigação, inovação e empreededorismo, visa capacitar o ecossistema regional para a dinamização da economia azul de base descarbonizante, sustentável e tecnológica.
“Pretende-se estabelecer uma maior ligação entre o ensino e as empresas e outras entidades, nacionais e internacionais, que operam nas fileiras da economia do mar”, acrescenta Nuno Mendonça.
O Hub Costa Atlântica foi recentemente aceite no quadro da Missão da UE: ‘Recuperar os Nossos Oceanos e Águas’, tendo sido reconhecido pelo seu contributo relevante para a concretização dos objetivos da Missão e selecionado para beneficiar de assistência técnica especializada nas áreas comercial, operacional e económico-financeira.