
Iberdrola obtém licença de produção e construção para parque eólico em Portugal
A Iberdrola recebeu a licença de produção por parte da Direção-Geral de Energia e Geologia de Portugal (DGEG) para a construção do maior parque eólico em Portugal. Localizado nos distritos de Vila Real e Braga e com um investimento total de cerca de 350 milhões de euros, este projeto combina energia eólica e hídrica.
“Esta combinação pressupõe uma partilha do ponto de conexão e das linhas de evacuação de eletricidade, precisando apenas de uma ampliação da subestação, já prevista no desenho inicial do projeto do Sistema Eletroprodutor do Tâmega”, refere a Iberdrola em comunicado.
Com uma potência instalada de 274 MW e uma capacidade de produção de 601 GWh por ano, a infraestrutura vai integrar-se no Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET). Aproveitando o ponto de conexão já existente em Ribeira de Pena, o projeto assinará um contrato de fornecimento de longa duração, também conhecido como PPA – Power Purchase Agreement.
O projeto, formado pelos parques Eólicos Tâmega Norte e Tâmega Sul, integra o acordo celebrado com o fundo soberano norueguês, administrado pelo Norges Bank Investment Management.
Em comunicado, Alejandra Reyna, Diretora-Geral da Iberdrola Renováveis Portugal, sublinha: “demos um importante passo para iniciar a construção do maior parque eólico e o primeiro projeto de hibridização a combinar energia eólica e hídrica em Portugal. Este projeto é mais uma evidência da aposta da Iberdrola na promoção da transição energética em Portugal, onde conta já com um investimento em energias renováveis de mais de 2 mil milhões de euros ao longo dos últimos 20 anos”.