INDAQUA instala 874 painéis fotovoltaicos e evita emissão de 183 toneladas de CO2 por ano
ambiente

INDAQUA instala 874 painéis fotovoltaicos e evita emissão de 183 toneladas de CO2 por ano

Com o objetivo de tornar mais sustentável o consumo energético de equipamentos destinados à gestão de água e águas residuais, a INDAQUA instalou 874 painéis fotovoltaicos nas suas instalações nos municípios de Matosinhos, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira.

O investimento, que rondou os 300 mil euros, garante 22% do consumo energético de 13 instalações – cinco Estações de Tratamento de Águas Residuais, três Reservatórios e cinco Estações Elevatórias de Águas Residuais – e vai evitar a emissão de 183 toneladas de CO2 por ano. “Se os 650.897 kWh que os painéis produzem anualmente fossem gerados por fontes tradicionais de energia, seriam necessárias mais de 18 mil árvores para absorver o CO2 que daí resultasse.”, observa a INDAQUA em comunicado.

 

 “Garantir toda a operação de abastecimento de água e gestão de águas residuais implica um consumo energético considerável, em ações como o transporte, a bombagem ou o tratamento, que são contínuas. Através destes painéis solares, com capacidade instalada próxima dos 500 kW, conseguimos que o consumo seja mais «verde», evitando emissões de CO2”, explica Pedro Perdigão, CEO da INDAQUA.

 

O grupo garante ainda que está a estudar outras formas alternativas de produção de energia e tem já implementadas ações complementares que garantem um consumo energético mais sustentável, tais como a produção de energia através de biogás, que acontece na ETAR de Matosinhos, graças à gestão de lamas.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.