
Instituto Superior Técnico e APA colaboram na criação de ferramenta para monitorizar e gerir aquíferos do Algarve
O Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos (DER) do Instituto Superior Técnico (IST) e a Administração da Região Hidrográfica do Algarve da Agência Portuguesa do Ambiente (ARH Algarve - APA) anunciaram esta segunda-feira a sua colaboração num projeto inovador para a monitorização e gestão das águas subterrâneas na região do Algarve, com recurso a inteligência artificial.
Numa reunião realizada na passada sexta-feira, 12 de julho, entre as duas entidades, resultou um compromisso de troca de informações e procura de fontes de financiamento para o desenvolvimento de um sistema de monitorização e apoio à decisão baseado em Inteligência Artificial (IA).
Esta iniciativa tem por base uma proposta do DER, apresentada em abril e detalhada na reunião, que prevê a criação de um conjunto de ferramentas e metodologias para apoiar a monitorização e gestão técnica das águas subterrâneas. Segundo o professor e investigador Leonardo Azevedo, presente no encontro, o sistema permitirá que, em poucos anos, as entidades responsáveis pela gestão da água possam basear as suas decisões em evidências científicas mais abrangentes e previsões com menor incerteza sobre a evolução dos recursos hídricos.
Como parte do acordo, o DER comprometeu-se a fornecer exemplos de projetos semelhantes desenvolvidos em Portugal e na Europa. Já a APA disponibilizará informações sobre os instrumentos de monitorização já existentes e que estão em fase de implementação. A troca de informações facilitará a identificação de como novos instrumentos podem agregar valor ao processo de tomada de decisão.
O projeto, que conta também com a participação do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), inclui a instalação de sistemas de monitorização de alta resolução temporal e transmissão de dados, além da modelação numérica dos sistemas subterrâneos. Esta abordagem permitirá a previsão do comportamento dos aquíferos utilizando metodologias de aprendizagem profunda, reduzindo os custos computacionais e aumentando a precisão das previsões.
A iniciativa visa fornecer às entidades gestoras um sistema de ferramentas e modelos computacionais simples de usar, mas capazes de avaliar o impacto das medidas ao longo do tempo, especialmente no contexto das mudanças climáticas.
Os docentes do DER e do CERENA destacam-se pela participação no projeto europeu InTheMed, que desenvolveu ferramentas para avaliar o impacto da exploração dos recursos hídricos em diversas regiões do Mediterrâneo.
O encontro contou com a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, e do diretor ARH Algarve-APA, Pedro Coelho.