Lactogal vai exportar lamas da ETAR para Espanha após acordo com APA
resíduos

Lactogal vai exportar lamas da ETAR para Espanha após acordo com APA

A Lactogal vai enviar de imediato para Espanha os resíduos acumulados na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da unidade de Vila do Conde. A solução resulta de um entendimento com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e foi anunciada esta quarta-feira pelo Ministério do Ambiente e Energia (MAEN).

A operação será feita com um operador espanhol licenciado para este tipo de resíduos e cumpre as regras nacionais e europeias para o transporte e tratamento de materiais classificados como perigosos.

Segundo o MAEN, o Governo procurou garantir uma resposta rápida, legalmente enquadrada e segura do ponto de vista ambiental. A ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, sublinha que a medida é "fruto do diálogo e da responsabilidade ambiental".

A APA vai acompanhar todo o processo, prestando apoio técnico e administrativo, nomeadamente na tramitação dos procedimentos necessários à exportação dos resíduos.

Paralelamente, a Lactogal está a avaliar alternativas nacionais para o tratamento destas lamas, com o objetivo de encontrar uma solução mais duradoura e reduzir a dependência do exterior. O ministério garante que continuará a acompanhar o caso em articulação com a APA.

A decisão surge na sequência das descargas no rio Onda, em Vila do Conde, que levaram a críticas da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) à Lactogal. A APA contestou a classificação dos resíduos feita pela empresa, alertando para os impactos ambientais e defendendo uma maior fiscalização.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.