Lançado concurso para a produção de  hidrogénio verde e outros gases renováveis

Lançado concurso para a produção de hidrogénio verde e outros gases renováveis

O Ministério do Ambiente e Energia (MAEn), através do Fundo Ambiental, anunciou esta quinta-feira a abertura de concurso produção de hidrogénio e gás renovável, no valor de 70 milhões de euros, com o intuito de aumentar a respetiva capacidade.

Tal como referia o regulamento de incentivo às empresas para o hidrogénio e outros gases renováveis, publicado no passado dia 18 de junho em Diário da República, cada beneficiário, que pode ser uma entidade pública ou privada, contará com uma dotação máxima não reembolsável de 15 milhões de euros – correspondente a um cofinanciamento de 60% - e terá de concluir o seu projeto nos seis meses seguintes à data da assinatura do contrato de financiamento com o Fundo Ambiental.

O período para a receção de candidaturas decorre a partir desta sexta-feira até dia 30 de setembro de 2024

Já o prazo máximo de conclusão das operações é o dia 30 de junho de 2026.

Como esclarece o MAEn em comunicado, a verba de 70 milhões provém do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e terá como entidade gestora o Fundo Ambiental, destinando-se também, além do aumento da produção, a uma maior utilização de biometano sustentável e hidrogénio renovável.

O aviso de abertura de concurso surge na sequência de uma portaria da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, publicada na passada terça-feira, que veio regulamentar este procedimento.

“Este financiamento, para a produção de hidrogénio e gás renovável, é um investimento estratégico na transição para uma economia de baixo carbono. Ao fomentar um desenvolvimento de tecnologias limpas e a infraestrutura necessária, estamos a contribuir para a sustentabilidade ambiental, económica e social do País, alinhando-se com as metas climáticas e energéticas para 2030”, considera Maria da Graça Carvalho, que apela às empresas que se candidatem a este concurso, que visa atribuir 70 milhões a projetos inovadores e sustentáveis.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.