
LG revela soluções de aquecimento energeticamente eficientes para responder às necessidades dos consumidores na ISH 2023
A LG Electronics vai apresentar as novas bombas de calor com fonte de ar (ASHP) Therma VTM R290 Monobloc e Therma V R32 Split de 4 e 6 quilowatts (kW) na ISH 2023, a feira líder mundial em aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC).
O novo Therma V R290 Monobloc utiliza o refrigerante R290, com um Potencial de Aquecimento Global (GWP) excecionalmente baixo; já os modelos Therma V R32 Split de 4 e 6 kW, eficientes ao nível do consumo energético e de espaço, são uma excelente opção para espaços de menores dimensões e casas recentemente construídas.
Uma solução HVAC pronta para o futuro, o Therma V R290 Monobloc da LG utiliza o fluido frigorigéneo R290, com um GWP de apenas 3, de forma a responder preventivamente aos regulamentos de refrigerantes que entrarão em vigor na Europa em 20251.
O novo ASHP da empresa também conta com um design subtil que permite que se integre de forma natural com uma ampla variedade de espaços exteriores de residências e edifícios. O funcionamento interno do sistema está escondido por detrás de uma elegante grade preta com a aparência de ondulação; as partes superior, inferior e laterais da unidade contam com um acabamento num sofisticado cinzento que combina com a maioria das paletas de cor.
Paralelamente, o novo Therma V R290 Monobloc oferece uma possibilidade simples de gestão com um conveniente controlo remoto. As atualizações de software e as configurações de instalação podem ser resolvidas rapidamente através do serviço de apoio remoto, que oferece aos clientes uma experiência de utilização sem complicações. O diagnóstico remoto do sistema também está disponível através da cloud Building Energy Control (BECON) da LG2.
Paralelamente, o novo ASHP oferece um melhor desempenho ao nível do aquecimento de água e uma operação de confiança mesmo em temperaturas baixas. Além de fornecer uma temperatura de saída da água de até 75 graus Celsius, o Therma V R290 Monobloc opera de forma segura em plena capacidade em temperaturas tão baixas quanto 15 graus Celsius negativos.
A LG também vai apresentar a sua mais recente novidade da linha Therma V R32 Split, a série Therma V R32 Split de 4 e 6 kW, na ISH 2023. Os novos modelos são mais compactos em tamanho e mais leves do que os modelos da linha original, o que faz com que sejam uma boa escolha para espaços de menor dimensão, além de serem mais fáceis de instalar também pelos técnicos HVAC. Tendo em conta o seu formato compacto, as soluções da série Therma V R32 Split de 4 e 6kW não requerem uma grande quantidade de refrigerante para operar. Desta forma, as unidades internas dos produtos estão isentas dos requisitos mínimos de área útil habitualmente impostos a soluções que recorrem ao refrigerante R32. Isto traduz-se numa maior flexibilidade ao nível do design e pode simplificar ainda mais o processo de instalação.
Dependendo do tipo de unidade interna escolhia pelo cliente, as soluções Therma V R32 Split de 4 e 6 kW da LG contam com uma Hydro Box ou um Integrated Water Tank (IWT). Projetado tendo em mente a economia de espaço, o modelo Hydro Box tem uma pegada ultra baixa que expande as possibilidades de posicionamento. Um solução all-in-one, o IWT também permite poupar espaço de instalação, uma vez que elimina a necessidade de um tanque de água à parte.
“Utilizando refrigerantes de baixo GWP, as novas séries Therma V R290 Monobloc e Therma V R32 Split de 4 e 6kW da LG ajudam os nossos clientes a preparem-se melhor para o futuro”, afirma James Lee, head da unidade de negócios Air Solution da LG Electronics Home Appliance & Air Solution Company. “Continuaremos a integrar refrigerantes de baixo GWP nas nossas soluções de aquecimento, otimizando a performance e a conveniência e oferecendo uma gama mais ampla de produtos para aplicações comerciais e residenciais.”
Os visitantes do stand da LG na ISH 2023 (E69, 12.1 Hall Messe Frankfurt) podem ter uma experiência na primeira pessoa com as novas séries Therma V R290 Monobloc e Therma V R32 Split de 4 e 6 kW da empresa.
1 O regulamento da União Europeia relativo aos f-gases, cuja finalização está prevista para 2024, provavelmente vai banir as soluções Monobloc ASHP com um GWP superior a 150 até 2025.
2 O gateway de cloud é necessário para a atualização remota do software, configuração remota da instalação e diagnóstico remoto do sistema.