LIPOR envia para aterro 2% dos resíduos produzidos nos seus municípios no primeiro semestre de 2024
Durante o primeiro semestre de 2024, foram enviadas para aterro 5118 toneladas de lixo produzido nos oito municípios associados da LIPOR, o que corresponde a um valor de 2%.
Também durante os primeiros seis meses do ano, a LIPOR recebeu aproximadamente 33 927 toneladas de materiais para reciclagem multimaterial, incluindo papel/cartão, plástico, metal e vidro, provenientes da recolha seletiva porta-a-porta, sistemas de acesso condicionado, ecopontos e ecocentros, o que representa um aumento de cerca de 3,71% em relação ao mesmo período de 2023.
Quanto aos biorresíduos, a LIPOR recebeu 26 382 toneladas recolhidas seletivamente, resultado da expansão de projetos de recolha porta-a-porta e de proximidade com acesso condicionado para resíduos alimentares e verdes, o que indica um crescimento de 6,97% comparado ao primeiro semestre de 2023.
A LIPOR também explorou o potencial do lixo produzido pelos cidadãos, valorizando-o na Central de Valorização Energética. No primeiro semestre de 2024, foram exportados para a rede nacional da EDP 83 942 MWh de energia elétrica.
De acordo com um comunicado da entidade, estes resultados evidenciam o forte investimento e o compromisso da LIPOR e dos seus municípios associados na maximização e aumento, tanto em quantidade como em qualidade, dos materiais enviados para reciclagem e valorização orgânica, tendo destacado como "crucial", especialmente o significativo aumento da quantidade de resíduos alimentares recolhidos seletivamente no setor residencial, graças ao forte apoio dos oito municípios LIPOR à recolha porta a porta ou de proximidade com acesso condicionado. A Lipor informou ainda que praticamente 100% dos resíduos são valorizados.