
Lipor promove formação sobre lixo eletrónico no âmbito da Semana Europeia de Resíduos
A Lipor vai realizar, no dia 30 de setembro, uma formação dirigida a todos os que pretendam apresentar ações no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) 2025. A iniciativa terá lugar na Casa do Corim, em Águas Santas, e marca o arranque oficial das atividades da campanha a nível local.
Sob o mote “Liga o valor, desliga o resíduo”, a edição deste ano foca-se nos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, como telemóveis, computadores, eletrodomésticos ou lâmpadas, que muitas vezes são descartados de forma inadequada, com consequências para o ambiente e a saúde pública.
Segundo a Lipor, a formação visa capacitar os participantes com ferramentas práticas para o desenvolvimento de iniciativas alinhadas com o tema da campanha, promovendo também a partilha de boas práticas e a entrega dos reconhecimentos relativos à edição de 2024.
A Lipor recorda que este tipo de resíduos é um dos que mais cresce na União Europeia. Estima-se que, por ano, cada europeu produza em média 11,2 quilos de lixo eletrónico, e que apenas uma parte do total colocado no mercado seja efetivamente recolhida. Apesar de conterem substâncias perigosas, estes resíduos também integram materiais valiosos que podem ser recuperados.
As inscrições para a submissão de ações abrem no início de setembro. A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos decorre este ano entre 22 e 30 de novembro.