LIPOR recebe mais 3% de materiais para reciclagem
A LIPOR recebeu, em 2023, cerca de 68 028 toneladas de materiais entregues para reciclagem multimaterial de papel/cartão, plástico, metal e vidro, provenientes da recolha seletiva porta-a-porta ncom acesso condicionado, de ecopontos e ecocentros, o que representa um crescimento de cerca de +3% relativamente a 2022, anunciou a entidade em comunicado.
No âmbito da recolha seletiva de biorresíduos, a LIPOR recebeu 51 889 toneladas, o que significa um aumento de +8% comparativamente a 2022.
Os resultados da Lipor dão ainda conta de um decréscimo na produção de lixo dos munícipes em -1,2%, que representa menos 4 519 toneladas face a 2022. Além disso, a LIPOR encaminhou 362 933 toneladas para valorização energética, o que permitiu, no ano de 2023, a exportação para a rede nacional da EDP de 163 182 MWh de energia elétrica. Foram depositadas 11 546 toneladas de lixo em aterro, o que representou apenas 2% dos resíduos produzidos nos oito Municípios Associados.
"Estes resultados demonstram o forte investimento e aposta da LIPOR e seus Municípios Associados na maximização e incremento, em quantidade e qualidade, de materiais a enviar para Reciclagem e Valorização Orgânica, tendo sido crucial o envolvimento do cidadão. De realçar, o significativo crescimento dos quantitativos de resíduos alimentares recolhidos seletivamente no setor residencial resultado da forte aposta dos 8 Municípios LIPOR na recolha Porta a Porta ou de Proximidade com acesso condicionado", pode ler-se no comunicado de imprensa.