Lisboa aposta em ecocentros móveis para melhorar gestão de resíduos elétricos e eletrónicos

Fernando Pedro Moutinho, Diretor Municipal de Higiene Urbana de Lisboa, destacou o investimento em ecocentros móveis como uma das principais estratégias para melhorar a recolha de resíduos elétricos e eletrónicos na capital. "Vamos instalar 24 ecocentros móveis, um em cada freguesia, até 2025. Estes espaços vão recolher lâmpadas, pilhas e pequenos dispositivos eletrónicos e elétricos", afirmou. A cidade manterá ainda os pontos de recolha fixos e contará com o apoio de operadores que realizam recolhas porta-a-porta.

Entre os principais desafios que a cidade enfrenta no campo dos resíduos, Fernando Pedro Moutinho enfatizou a necessidade de retirar 40% dos resíduos orgânicos do lixo indiferenciado até 2025, promovendo a valorização dos biorresíduos. "Esta separação permitirá não só melhorar os resultados junto da Valorsul, mas também dar uma nova vida a estes resíduos, contribuindo para uma economia mais circular", acrescentou. Além disso, alertou para o impacto do comércio eletrónico na produção de resíduos e defendeu a criação de incentivos para aumentar a adesão dos consumidores aos sistemas de recolha.

Fernando Pedro Moutinho participou como orador no painel XII – ‘O grande salto dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos', do 18.º Fórum Resíduos, que teve início esta segunda-feira, dia 2 de dezembro.

O debate teve ainda como oradores Rosa Monforte, Diretora-Geral da ERP Portugal; Ricardo Furtado, Diretor-geral do Electrão de Eléctricos e Pilhas; e Nuno Dias, Vereador da Câmara Municipal de Loures.

A moderação ficou a cargo de Paulo Ferrão, Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico.

O 18.º Fórum Resíduos é uma iniciativa integrada na Semana de Ambiente, organizada pelo Grupo About Media e pelo Jornal Água&Ambiente, que decorre esta segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de dezembro. Da edição deste ano fazem ainda parte o 12.º Fórum Energia, que teve lugar nos dias 26 e 27 de novembro, e a 19.ª Expo Conferência da Água, que decorreu nos dias 28 e 29 de novembro.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.