Luz verde para projeto de 500 mil euros para valorizar quedas do Rio Cabrão
Foi publicada, esta terça-feira, em Diário da República, a portaria que autoriza a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a assumir compromissos plurianuais e a efetuar a respetiva repartição de encargos relativos à concretização do projeto de valorização das quedas do Rio Cabrão, no concelho de Mondim de Basto.
Os encargos, no valor de 500 mil euros (300 mil em 2024 e 200 mil em 2025), serão suportados pelo Fundo Ambiental, e incluem um protocolo a celebrar com a APA, na área temática de uso eficiente da água e proteção dos recursos hídricos.
Este projeto, a ser implementado pela APA, visa a requalificação da zona, a criação de percursos pedestres e a promoção da biodiversidade local.
As Quedas do Rio Cabrão são um conjunto de elementos naturais, com grandes cavidades nas rochas e cascatas encaixadas num vale escarpado, dominado na base por afloramentos rochosos e calhaus graníticos, remetendo para as encostas e linhas de cumeada os matos dominados pelo pinheiro. A presença de elementos históricos, como pontes, açudes e moinhos de água, acrescenta um valor cultural significativo ao local, tornando-o um ponto de interesse tanto para amantes da natureza, quanto para aqueles que apreciam a história e a arquitetura.