Maior envolvimento privado nos processos municipais pode impulsionar eficiência hídrica
Carlos Rodrigues, Strategic & Marketing Director da SAUR International, defende que a participação ativa de entidades privadas nas decisões municipais é essencial para reduzir perdas de água e melhorar a eficiência das redes. Com técnicas avançadas de digitalização e práticas inovadoras, os operadores privados podem contribuir significativamente para a gestão sustentável dos recursos hídricos.
Entre as prioridades da SAUR estão projetos que reduzem a água não faturada, já com resultados positivos no Algarve, e iniciativas para ampliar a reutilização de água. Apesar das barreiras administrativas, Carlos Rodrigues acredita que as tecnologias disponíveis oferecem soluções competitivas, com elevado potencial de replicação noutras regiões do país.
Carlos Rodrigues foi orador do painel V – ‘Dessalinização: aproveitar um recurso amplo’, da 19.ª Expo Conferência da Água, que arrancou esta quinta-feira, 28 de novembro.
O painel teve ainda como oradores Rui Sancho, Coordenador do Departamento de Operações Água na Águas do Algarve, e Carlos Vieira, Diretor-Delegado dos SMAS de Sintra, e como moderador Fernando Salvador Marques, Administrador na NBS Water Engineering.
A 19.ª Expo Conferência da Água é uma iniciativa integrada na Semana de Ambiente, organizada pelo Grupo About Media e pelo Jornal Água&Ambiente, que decorre esta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de novembro. Da edição deste ano fazem ainda parte o 12.º Fórum Energia, que teve lugar nos dias 26 e 27 de novembro, e o 18.º Fórum Resíduos, que encerra a Semana de Ambiente nos dias 2 e 3 de dezembro.