Maioria das emissões de CO2 associada a apenas 57 produtores

Maioria das emissões de CO2 associada a apenas 57 produtores

A grande maioria das emissões de dióxido de carbono que provocam o aquecimento global desde 2016 pode ser atribuída a um grupo de 57 produtores de combustíveis fósseis e de cimento, segundo o relatório Carbon Majors do grupo sem fins lucrativos InfluenceMap.

As três principais empresas emissoras de CO2, naquele período, foram a empresa petrolífera estatal Saudi Aramco, a gigante estatal russa de energia Gazprom e a produtora estatal Coal India, disse o relatório.

Entre 2016 a 2022, estas 57 entidades, incluindo países, empresas estatais e empresas privadas, produziram 80% das emissões mundiais de CO2 provenientes de combustíveis fósseis e da produção de cimento, 

O relatório constatou que a maioria das empresas expandiu sua produção de combustíveis fósseis desde 2015, ano em que quase todos os países assinaram o Acordo de Paris da ONU, comprometendo-se a tomar medidas para conter as mudanças climáticas. Desde então, embora muitos governos e empresas tenham estabelecido objectivos de emissões mais rigorosos e expandido rapidamente as energias renováveis, também produziram e queimaram mais combustíveis fósseis, provocando o aumento das emissões.

O InfluenceMap afirmou que o seu objetivo era aumentar a transparência em relação aos governos e empresas que estavam a causar alterações climáticas.

"Pode ser utilizada numa variedade de casos, desde processos legais que procuram responsabilizar estes produtores por danos climáticos, ou pode ser utilizada por académicos na quantificação das suas contribuições, ou por grupos de campanha, ou mesmo por investidores", disse Daan Van Acker, gestor do programa InfluenceMap, sobre o relatório.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.