
Ministério do Ambiente está a avaliar controlo dos REEE
O Ministério do Ambiente e Energia informa, em comunicado, que foi concluída pela Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) uma auditoria ao fluxo específico dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).
“Está a ser avaliada a fiabilidade e a adequação do sistema de gestão e controlo, implementado por todos os intervenientes, permitindo apurar as insuficiências e as necessidades de melhoria”, informa a tutela.
O esclarecimento surge após uma notícia do jornal 'Público' de que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem falhado no controlo do tratamento de substâncias perigosas presentes no lixo eletrónico. Segundo o jornal, há vários anos que a APA não valida os relatórios das duas entidades gestoras de resíduos eletrónicos (Electrão e ERP), documentos que apresentam grandes disparidades nas taxas de remoção de contaminantes como mercúrio e chumbo.
O Ministério do Ambiente e Energia adianta ainda que estão a ser ponderadas novas medidas com vista à melhoria do desempenho neste fluxo específico de resíduos e ao cumprimento das metas estabelecidas, valorizando os REEE, no contexto da economia circular.