Ministério do Ambiente ordena solução de abastecimento de água para Mértola

Ministério do Ambiente ordena solução de abastecimento de água para Mértola

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, ordenou à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a elaboração de uma solução para o abastecimento público regular de água potável à freguesia do Espírito Santo, no concelho de Mértola, região que enfrenta anualmente grandes défices hídricos, obrigando à utilização de autotanques para abastecer a população durante o verão.

De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério do Ambiente e Energia, a ministra solicitou à APA, autoridade nacional da água, uma resposta eficaz para a situação que afeta especialmente Espírito Santo e Mesquita, localidade que, entre maio e outubro, é abastecida exclusivamente por autotanques. O abastecimento de água em Mértola é garantido em cerca de 80% pela AgdA – Águas Públicas do Alentejo e o restante por captações da Câmara Municipal, e a ministra pretende que a expansão do abastecimento de água potável a Mesquita seja feita em coordenação com essas entidades.

Além disso, a ministra mandatou a APA a apoiar e financiar a reabilitação das margens do Rio Guadiana, entre Mértola e Pomarão, uma área afetada pelo assoreamento devido ao excesso de sedimentos acumulados desde o fechamento das comportas do Alqueva, em 2002.

Estas decisões foram tomadas após uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal de Mértola, onde foi discutido o problema crónico de escassez de água e o elevado stresse hídrico no concelho, uma das regiões mais suscetíveis à desertificação em Portugal. A ministra enfatizou a necessidade de não ignorar as necessidades da população de Espírito Santo no contexto do projeto de captação de água no Pomarão, que reforçará o abastecimento de água ao Algarve.

Reuniões entre as equipas técnicas da APA e da Câmara Municipal de Mértola já estão agendadas para avançar com as medidas decididas.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.