
Município de Paredes vai reflorestar 146 hectares com árvores autóctones até 2027
A Câmara Municipal de Paredes está a promover duas ações de reflorestação com a plantação de árvores autóctones, no âmbito do Programa ‘Condomínios de Aldeia’ e do projeto ‘Life Serras do Porto’.
A iniciativa decorre até 2027, abrangendo cerca de 146 hectares, em várias áreas florestais, identificadas no sul do concelho, nas freguesias de Aguiar de Sousa, Recarei e Sobreira.
No âmbito do Programa ‘Life Serras do Porto’ iniciou-se o controle e substituição das espécies invasoras, a plantação de plantas nativas e a promoção do património natural nas áreas definidas pertencentes a Paredes, numa área total de 103.95 hectares. Este projeto de promoção da floresta, co-financiado pela União Europeia, está previsto concluir em 2027.
O município de Paredes está também a desenvolver a reflorestação, através do programa ‘Condomínios de Aldeia’, em dez locais no concelho de Paredes para implementar este projeto, situados nas freguesias prioritárias de Aguiar de Sousa, Sobreira e Recarei. Este projeto já foi executado e implementado em sete dos dez condomínios: em Aguiar de Sousa, na Senhora do Salto e em Alvre, na Sobreira, em Santa Comba, Casconha, Vilar e Quinta, e em Recarei, no lugar Além Rio.
A iniciativa insere-se no Fundo Ambiental e visa "dar apoio às aldeias localizadas em territórios vulneráveis da floresta, através de um conjunto de ações destinadas a assegurar a alteração do uso e ocupação do solo e a gestão de combustíveis em redor dos aglomerados populacionais", refere a autarquia em comunicado.