Municípios incentivados a partilhar infraestruturas de resíduos para cumprir metas nacionais
Questionada sobre quais as grandes tendências de investimento em termos de solução de tratamento e recolha, numa altura em que praticamente todos os PAPERSU (planos municipais, intermunicipais e multimunicipais de ação) já foram submetidos, Ana Cristina Carrola, vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), destacou que a partilha de infraestruturas vai ser essencial para otimizar o tratamento de resíduos. "Não temos o financiamento necessário para que todos os projetos sejam implementados a nível local, por isso, a junção de vontades e a partilha são fundamentais", afirmou.
Ana Cristina Carrola mencionou tendências como a recolha porta-a-porta, a compostagem doméstica e a utilização de ecocentros como estratégias para alcançar as metas de reciclagem incluídas nos PAPERSU.
Quanto ao impacto nas tarifas, a vogal do Conselho Diretivo da APA destacou que "a produção de biometano e as contrapartidas pela recolha de embalagens" podem gerar receitas significativas, potencialmente reduzindo custos para os municípios.
Ana Cristina Carrola falava após ter participado como oradora no 18.º Fórum Resíduos, no painel II – ‘PAPERSU: investimentos de norte a sul’, que teve início esta segunda-feira, dia 2 de dezembro.
O debate teve ainda como oradores Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil Ambiente e EGF; Fernando Leite, Administrador-Delegado da LIPOR; Nuno Soares, Presidente do Conselho de Administração da Tratolixo; e Luís Assunção, Vice-Presidente da Porto Ambiente.
A moderação ficou a cargo de João Pedro Rodrigues, CEO da GIBB Portugal.
O 18.º Fórum Resíduos é uma iniciativa integrada na Semana de Ambiente, organizada pelo Grupo About Media e pelo Jornal Água&Ambiente, que decorre esta segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de dezembro. Da edição deste ano fazem ainda parte o 12.º Fórum Energia, que teve lugar nos dias 26 e 27 de novembro, e a 19.ª Expo Conferência da Água, que decorreu nos dias 28 e 29 de novembro.