
Neutralidade carbónica: TCE alerta para a necessidade de acelerar investimentos em grande escala
O Tribunal de Contas Europeu (TCE) divulgou o documento de análise ‘Adequar a rede elétrica da UE à neutralidade carbónica’.
O documento examina a situação das redes elétricas da União Europeia (UE), as principais tendências e as políticas neste domínio, assinalando os obstáculos e as oportunidades de adequar a rede à neutralidade carbónica.
O Tribunal sublinha a necessidade de acelerar os investimentos em grande escala necessários à transição energética, apresenta formas de reduzir as necessidades de investimento através da flexibilidade do sistema elétrico e da rede e destaca a importância dos quadros regulamentares para a obtenção de financiamento.
“Costumamos dar a eletricidade por adquirida e pensar que basta carregar no interruptor para haver luz. Porém, nos bastidores, são precisos 11,3 milhões de quilómetros de linhas e cabos para levar a eletricidade até 266 milhões de clientes. O combate às alterações climáticas e o reforço da independência energética da UE exigem uma rede elétrica moderna, capaz de integrar mais energias renováveis e de se adaptar a uma eletrificação crescente”, lê-se no documento.