No distrito de Lisboa 79 por cento das famílias colocam embalagens no ecoponto
ambiente

No distrito de Lisboa 79 por cento das famílias colocam embalagens no ecoponto

No distrito de Lisboa 79 por cento das famílias colocam as embalagens usadas no ecoponto. Trata-se da maior adesão registada a nível nacional ao processo de separação destes resíduos, segundo dados da Missão Reciclar, um estudo da Sociedade Ponto Verde (SPV), o maior realizado até agora.

Estes números colocam Lisboa a par de países que estão na linha da frente nesta área, como é o caso da Bélgica ou Alemanha.

Os números foram apresentados publicamente na quinta-feira, nos Paços do Concelho. O vice-presidente da Câmara Municipal, Duarte Cordeiro, considera que os resultados muito se devem ao trabalho da SPV, mas congratulou-se igualmente pelo esforço do município, que há trinta anos iniciou a colocação de vidrões na via pública. Ainda nos anos 90 a câmara iniciou a recolha porta-a-porta, de papel e cartão, junto dos grandes  produtores.

Em 2003 este tipo de recolha estendeu-se às residências de Olivais e Alto do Lumiar com o início “da recolha selectiva porta-a-porta, de papel e embalagens”. Até 2018 a autarquia quer implementar este sistema em toda a cidade.

Lisboa reúne hoje 23 por cento de materiais recicláveis e valorizáveis, mas há ainda trabalho a fazer, admite o autarca.

Segundo o mesmo estudo, em Lisboa, 67 por cento das famílias observadas fazem a separação de “forma total” ou seja sem quaisquer erros, enquanto 21 por cento não faz qualquer tipo de separação.

A figura feminina do agregado assume um papel fundamental enquanto impulsionador da adesão da família à separação. Também a pressão dos mais novos está a contribuir para uma mudança nos comportamentos. Entre aqueles que não separaram, inquiridos no âmbito do estudo, 86 por cento manifestaram vontade de começar a reciclar.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.