“O novo desenho do mercado elétrico vai trazer preços mais baixos a curto prazo para o mercado ibérico”
Segundo Rafael Gómez-Elvira, Presidente do Comité NEMO e Diretor de Relações Institucionais & Marketing do Operador do Mercado Ibérico de Eletricidade, o novo desenho do mercado elétrico europeu vai ser muito positivo para o mercado ibérico, na medida em que vai beneficiar os consumidores e as indústrias com preços a curto prazo mais baixos do que nos restantes Estados-Membros.
“Um dos resultados mais positivos da reforma do mercado elétrico é a consolidação do mercado a curto prazo”, disse Rafael Gómez-Elvira. Além disso, “o mercado ibérico vai beneficiar de uma participação massiva das energias renováveis. Temos muitos projetos que vão oferecer um preço muito competitivo para a procura, para os consumidores e vai ter um efeito muito positivo para a nossa industrialização na península ibérica e para ter preços muito mais competitivos”, afirmou ainda.
Rafael Gómez-Elvira falava no âmbito da sua intervenção no 11.º Fórum Energia, no painel ‘Mercado Elétrico: O impacto da reforma europeia’, onde participaram ainda Graça Carvalho – Deputada do Parlamento Europeu, como keynote speaker, e João Cordeiro de Sousa, Principal na Hyperion Renewables, e Artur Trindade, Ex-Secretário de Estado de Energia, como oradores.
A moderação do debate ficou a cargo de Paulo Preto dos Santos, Diretor Executivo da Dourogás Renovável.
O 11.ª Fórum Energia, que tem lugar esta terça e quarta-feira, integra a Semana de Ambiente, uma iniciativa do Grupo About Media e do Jornal Água&Ambiente, que decorre até ao próximo dia 28 de novembro, e da qual fazem também parte a 18.ª Expo Conferência da Água e o 17.º Fórum Resíduos.