Obra que resolverá passivo ambiental do Alviela foi consignada na semana passada
ambiente

Obra que resolverá passivo ambiental do Alviela foi consignada na semana passada

A obra que vai resolver o passivo ambiental do rio Alviela, concelho de Alcanena, no distrito de Santarém, foi consignada na passada semana. A informação foi avançada pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, durante a última audição na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local realizada esta semana.

A intervenção para resolver um grave problema de poluição, que se arrasta há décadas, será suportada com fundos comunitários do POVT-QREN, que prevê verbas para a recuperação de passivos ambientais, no valor de 14 milhões de euros.

A intervenção decorrerá ao longo de 300 dias. “Até ao final do ano vamos ter o problema resolvido”, garantiu Moreira da Silva que já tinha realçado que o Governo está empenhado em resolver problemas com décadas na área dos passivos ambientais. 

“Muitos duvidaram que conseguíssemos, na articulação entre o Governo, câmara municipal, fundos europeus e privados, encontrar uma solução tão célere. Houve uma congregação de esforços e o Governo ousou. É desta que se resolve a questão do passivo ambiental de Alcanena”, congratulou-se o ministro.

  

Moreira da Silva informou ainda que a candidatura do Mouchão de Pernes ao Fundo Português de Recursos Hídricos foi igualmente aprovada, o que possibilita resolver todas as dimensões do problema, desde a reabilitação da ETAR de Alcanena, passando pela reabilitação da célula de lamas não estabilizadas, reabilitação da rede de colectores e reabilitação da cascata do Mouchão de Pernes.

O secretário de Estado do Ambiente revelou, em complemento, que a ideia é continuar a ter, no próximo quadro comunitário, verbas destinadas a recuperar os passivos ambientais. “Foi pedido à Agência Portuguesa do Ambiente para fazer um rastreio e uma triagem através de um conjunto de critérios para encontrar prioridades para os passivos que estão identificados tendo em conta critérios associados à segurança e saúde das pessoas”, informou.

Este Governo já avançou para a recuperação de passivos ambientais nas antigas minas de São Pedro da Cova, cuja intervenção está na fase final

Ana Santiago

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.