Ocean Winds e Martifer formam parceria para concurso de energia eólica offshore em Portugal
A Ocean Winds e a Martifer Renewables & Energy anunciaram esta quarta-feira uma colaboração estratégica com o objetivo de participar no primeiro concurso para parques eólicos offshore em Portugal, previsto para este ano.
Segundo é esclarecido pelas duas empresas, a nova parceria visa unir a experiência da Ocean Winds no desenvolvimento e operação de parques eólicos offshore com o profundo conhecimento local da Martifer Renewables & Energy.
Juntas, as empresas pretendem avançar com projetos de parques eólicos flutuantes de "última geração", que "fornecerão soluções de energia sustentável e limpa", e "pretendem contribuir significativamente para os objetivos de energia renovável de Portugal de 2 GW até 2030, alinhados com os Planos Nacionais de Energia e Clima (PNEC) da União Europeia", esclarece uma notícia no website da Martifer.
Enquanto se aguardam os detalhes finais do concurso, as duas empresas "estão a preparar propostas abrangentes, incluindo com os principais fornecedores e infraestruturas nacionais, alinhadas com os objetivos nacionais para apoiar as metas de transição energética de Portugal. Espera-se que esta parceria promova o crescimento económico, crie empregos de alta qualidade e traga tecnologias inovadoras para o mercado eólico offshore português", pode ler-se na mesma notícia.
A Ocean Winds é operadora do WindFloat Atlantic, o único parque eólico flutuante em funcionamento em Portugal, tendo sido criada como uma joint venture entre a EDP Renewables e a ENGIE. Por outro lado, a Martifer Renewables & Energy, parte do grupo industrial Martifer, atua no setor energético.