OE/2025 prevê descongelamento da taxa de carbono

OE/2025 prevê descongelamento da taxa de carbono

No Orçamento do Estado para 2025 (OE/2025), apresentado esta quinta-feira à tarde, o Governo inscreve a intenção de continuar a descongelar a taxa de carbono, o que vai fazer subir, consequentemente, o dinheiro que vai arrecadar com o imposto sobre os produtos petrolíferos.

O descongelamento da taxa de carbono que incide sobre o preço do gasóleo e da gasolina vai, assim, permitir ao Estado um aumento de cerca de 700 milhões de euros na receita do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), escreve o Correio da Manhã.

A subida da taxa de carbono, um dos impostos que se paga pelo uso de combustíveis fósseis, ficou suspensa depois da crise dos preços da energia, em 2022, mas tem vindo a ser descongelada progressivamente.

Recorde-se que, desde agosto, que a subida progressiva da taxa de carbono tem anulado as descidas dos preços dos combustíveis.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.