
Parlamento Europeu pede modernização urgente das redes elétricas após apagão ibérico
O Parlamento Europeu apelou esta terça-feira à modernização urgente das redes elétricas da União Europeia (UE), na sequência do apagão que deixou grande parte da Península Ibérica sem eletricidade no final de abril. A informação foi divulgada pela agência Lusa com base num relatório aprovado pela Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia.
O documento, aprovado por 52 votos a favor, nove contra e duas abstenções, defende a criação de um plano de ação para reforçar a infraestrutura elétrica europeia. O objetivo é responder à crescente procura por energias renováveis e garantir um sistema energético descarbonizado, flexível e mais resistente a falhas.
O texto será ainda submetido a votação em plenário, em meados de junho, mas os eurodeputados já destacam a urgência em realizar investimentos significativos e melhorar as interligações entre países. “Foi uma demonstração dolorosa de como as nossas redes continuam a ser vulneráveis, […] e um lembrete de que a transição energética da Europa falhará se não investirmos”, afirmou a eurodeputada austríaca Anna Sturgkh, citada no comunicado.
De acordo com dados da Comissão Europeia, serão necessários 584 mil milhões de euros até 2030 para atualizar as redes elétricas, valor que inclui a adaptação das infraestruturas à transição energética e o reforço das interconexões entre Estados-membros.
O apagão de 28 de abril afetou Portugal continental, Espanha, Andorra e partes de França. A Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade está a investigar as causas do incidente, classificado como “excecional e grave”.