Pimenta Machado mantém-se na APA durante mais cinco anos
José Pimenta Machado Silva, atual vice-presidente do conselho diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), teve sua comissão de serviço renovada por mais cinco anos, de acordo com um despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República.
A renovação da comissão de serviço de Pimenta Machado Silva entrou em vigor a 1 de julho de 2024.
A renovação da comissão de serviço do vice-presidente da APA foi justificada pelas suas qualidades, competências e desempenho no cargo, bem como pelos resultados obtidos durante o exercício das suas funções, conforme relatório apresentado. Esses fatores evidenciaram a existência de aptidão, experiência profissional e capacidade de direção adequadas ao exercício das funções de vice-presidente da APA, pode ler-se no texto do despacho publicado esta quinta-feira.
A renovação da comissão de serviço é uma prerrogativa prevista na legislação para os membros do conselho diretivo dos institutos públicos, desde que atendam aos critérios de avaliação e desempenho estabelecidos. Neste caso, a renovação foi determinada sem a necessidade de um novo procedimento concursal, devido ao bom resultado do exercício anterior.
Lembre-se que a APA está sem presidente desde o final de janeiro deste ano, altura em que Nuno Lacasta deixo o cargo após ter sido constituído arguido na Operação Influencer, que esteve na origem da queda do anterior Governo, liderado por António Costa.