PNEC 2030 aprovado na Assembleia da República
energia

PNEC 2030 aprovado na Assembleia da República

A Comissão de Ambiente e Energia da Assembleia da República aprovou esta terça-feira, 3 de dezembro, o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030). O plano obteve os votos favoráveis do PSD, PS e Livre, a abstenção do Chega e nenhum voto contra, avançando agora para submissão à Comissão Europeia como parte do processo de revisão.

Lembre-se que o documento estabelece metas atualizadas, incluindo uma redução de 55% nas emissões de gases com efeito de estufa até 2030, comparativamente aos níveis de 2005, e a elevação da quota de energias renováveis no consumo final bruto para 51%, superando os 47% anteriormente definidos. A estratégia prevê ainda um aumento substancial da capacidade instalada em energia solar, de 8,4 GW para 20,8 GW, e em energia eólica, tanto onshore como offshore, entre 2025 e 2030.

O Governo afirma que o plano visa estimular o desenvolvimento económico e tecnológico, com foco na inovação e na criação de empregos ligados à transição energética. Contudo, o PNEC 2030 também reflete desafios significativos, como a necessidade de mobilizar recursos para cumprir as metas definidas e atrair investimento em infraestruturas renováveis.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.