
Poças Martins (FEUP): “Como reduzir as perdas de água em 20% sem gastar dinheiro” (COM VÍDEO)
O professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Joaquim Poças Martins (FEUP), defende que é possível reduzir as perdas de água em 20 por cento sem gastar dinheiro adoptando um conjunto de medidas simples.
“A redução de 10 por cento na pressão de água pode levar a uma diminuição de 10 por cento das fugas de água e ainda a uma diminuição do número de rupturas”, exemplificou esta manhã o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Joaquim Poças Martins, um dos oradores do Programa Avançado para Gestores “Redução de Perdas e Gestão de Empresas de Água”, que decorre esta terça-feira 9 de Dezembro, na Academia das Águas Livres da EPAL, em Lisboa.
Para reduzir as perdas o especialista aconselha a fazer o cálculo do balanço hídrico, reparar todas as fugas visíveis, contabilizar toda a água, instalar uma sala de comando mesmo que seja só com um colaborador e fazer telemetria. “No Porto começámos a fazer telemetria com uma motorizada para saber o consumo nocturno. Um funcionário ia monitorizar o consumo e voltava ao local duas horas depois. Basta fazê-lo uma vez por mês e ficamos com uma ideia das perdas reais”, ilustrou.
A existência de equipas de controlo activo de perdas e de equipas de reparação rápida de rupturas são também importantes na estratégia para combate às perdas que o especialista compara a um conjunto de oito doenças para as quais já existem terapêuticas definidas e pouco dispendiosas. As intervenções mais caras prendem-se com a substituição de condutas e contadores.
Joaquim Poças Martins, que já ocupou o cargo de secretário de Estado do Ambiente, foi autarca e presidente de algumas das principais empresas de água do país, como a EPAL e Águas de Gaia e Águas do Douro e Paiva, lembra que os ganhos potenciados com a redução das perdas de água pode ser canalizado para fazer face a investimentos ainda necessários na rede ou reabilitação sem aumentar as tarifas.
Ana Santiago