
Portimão inicia obras financiadas pelo PRR para combater perdas de água
A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) deu início a um conjunto de obras estratégicas, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de reduzir as perdas de água no setor urbano. As intervenções, previstas para durar 6 meses, estão enquadradas no Investimento RE – C09-i01 do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREH) e visam melhorar a eficiência da rede de distribuição de água.
O projeto inclui a sectorização da rede de distribuição, dividindo as zonas de influência dos reservatórios em Zonas de Medição e Controlo (ZMC's) de menor extensão, o que permitirá um reforço na medição e monitorização da rede, além de melhorar o conhecimento sobre o seu funcionamento e identificar áreas de maior ineficiência. O resultado esperado é uma redução nas perdas reais de água na rede de abastecimento.
Após uma análise detalhada das áreas de influência em relação à sua eficiência, utilizando indicadores como a água não faturada e as perdas reais em litros por ramal por dia, foram selecionadas as zonas de influência dos reservatórios elevados do Alto Pacheco, da Bemposta, da Boavista, e os dois equipamentos localizados no Chão das Donas (reservatórios apoiado e elevado) para integrar o projeto de setorização da rede de distribuição.
O município de Portimão regista atualmente 13,1% de perdas reais da água.