
Portugal assina concessão e financiamento de 875 milhões para linha de alta velocidade Lisboa-Porto
Portugal formalizou esta terça-feira a assinatura do contrato de concessão do troço Porto-Oiã, para a concessão deste investimento estratégico, e do financiamento inicial de 875 milhões de euros, anunciou a Comissão Europeia em comunicado.
O valor faz parte de um pacote global de 3 mil milhões de euros aprovado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) para apoiar o projeto, considerado o maior investimento em infraestruturas no país em décadas.
O contrato de concessão, com a duração de 30 anos, foi assinado entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Avan Norte – Gestão da Ferrovia de Alta Velocidade, empresa criada pelo consórcio LusoLAV. O acordo prevê o projeto, construção e manutenção dos 71 quilómetros entre Porto-Campanhã e Oiã, no distrito de Aveiro, que integram a Fase 1 da futura ligação ferroviária.
“O BEI está comprometido em apoiar Portugal na ligação de Lisboa e Porto com o comboio de alta velocidade. Este é um verdadeiro ‘game changer’”, afirmou Nadia Calviño, presidente do BEI, citada no comunicado. A nova linha reduzirá o tempo de viagem entre as duas maiores cidades do país de cerca de três horas para 1h15 e deverá servir 10 milhões de passageiros por ano.
Além do financiamento do BEI, parcialmente garantido pelo programa comunitário InvestEU, o projeto conta ainda com 900 milhões de euros de instituições financeiras nacionais e internacionais, 480 milhões em subvenções europeias através do Connecting Europe Facility e 150 milhões de cofinanciamento da própria IP.