
Portugal assinala Dia Nacional do Ar
O Dia Nacional do Ar, que se celebra a 12 de abril, vai ser assinalado amanhã, dia 11 de abril, no pequeno auditório do Fórum Braga, a partir das 14h00.
Instituído em 2019 com o objetivo de destacar a importância da qualidade do ar e sensibilizar a população para a necessidade de proteger o recurso Ar indispensável à vida, este ano subordina-se ao tema: ‘Melhor Ar, Melhor Saúde’.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em parceria com a Câmara Municipal de Braga, organiza esta sessão comemorativa, que fará abordagens ao tema por um painel de oradores que conta com a presença do Conselho Português para a Saúde e Ambiente, da Direção-Geral de Saúde, e da Sociedade Portuguesa de Pneumologia Pediátrica e do Sono da Sociedade Portuguesa de Pediatria.
Em comunicado, a APA recorda que a poluição do ar “é uma das maiores ameaças ambientais. O papel determinante da qualidade do ar na saúde e na qualidade de vida da população tem vindo a ganhar destaque com o aumento do conhecimento dos efeitos da poluição do ar na saúde humana. O ser humano ingere diariamente entre 11.000 a 14.000 litros de ar, não sendo a má qualidade do ar, na maioria das vezes, percetível aos sentidos dos seres humanos”.
Em 2021, a Organização Mundial da Saúde recomendou novos valores-guia de qualidade do ar para proteger a saúde das populações, reduzindo os níveis de concentração no ar ambiente dos principais poluentes atmosféricos, nomeadamente partículas em suspensão, ozono e dióxido de azoto.
Neste contexto, recorda a APA, “é crucial promover a sensibilização da sociedade em geral. Para tal, é imprescindível dar continuidade aos esforços de consciencialização e envolver tanto a população como os agentes económicos, com o objetivo de fomentar um sentido de responsabilidade, tanto pessoal quanto coletivo, e aumentar a motivação e o compromisso para com a proteção da qualidade do ar”.