
Portugal com preços de eletricidade inferiores à média da União Europeia no primeiro trimestre de 2023
De acordo com a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energétticos, no 2.º semestre de 2023, os preços médios de eletricidade em Portugal apresentam valores inferiores aos de Espanha, da média da União Europeia (UE) e da média da área do Euro, para os segmentos doméstico e não doméstico.
Ainda segundo o boletim de comparação de preços de eletricidade da ERSE, que teve por base a informação publicada pelo Eurostat relativa aos preços de eletricidade na UE, no 2.º semestre de 2023, os preços médios de eletricidade para o segmento doméstico registaram os valores mais baixos na Hungria, Bulgária, Croácia e Malta. Por outro lado, a Alemanha, a Bélgica, a Irlanda e o Chipre apresentaram os preços médios de eletricidade mais elevados na UE. Para o segmento de consumidores não domésticos, verifica-se que a Finlândia, a Suécia, a Dinamarca e Portugal praticaram os preços médios mais baixos de eletricidade no 2.º semestre de 2023. Em contrapartida, o Chipre, a Eslováquia, a Irlanda e a Hungria registaram os preços médios mais elevados na UE.
O boletim de comparação de preços de eletricidade, com publicação semestral pela ERSE, compara os preços da eletricidade em Portugal com os preços de eletricidade dos países da Área do Euro e da UE, "procurando contribuir para um melhor esclarecimento dos consumidores, através de uma análise rigorosa e objetiva sobre a evolução dos preços de eletricidade".