
Portugal e Espanha vão pedir medidas urgentes à Comissão Europeia para enfrentar a seca
Portugal e Espanha vão pedir, na próxima reunião do Conselho Europeu de Agricultura e Pescas, a 30 de maio, juntamente com França e Itália, uma intervenção da Comissão Europeia com medidas urgentes para enfrentar a seca: “Pretende-se, por esta via, reforçar a importância da autorização do recurso aos instrumentos contemplados e previstos na Política Agrícola Comum”, referiu o gabinete da Ministra da Agricultura e da Alimentação Maria do Céu Antunes.
Maria do Céu Antunes esteve reunida esta quarta-feira com o Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação do Reino de Espanha, Luís Planas, no âmbito da preparação da presidência espanhola do Conselho Europeu.
Durante a reunião, além de apresentadas as prioridades estabelecidas por Espanha para a presidência, foram debatidas questões comuns a ambos os países, com destaque para a situação de seca na Europa.
O Ministro espanhol afirmou que “é muito importante esta cooperação a uma só voz, face aos estragos que a Península Ibérica está a enfrentar, no próximo Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia. Partilhamos o mesmo território e enfrentamos problemas semelhantes, por isso, juntos vamos pedir ajuda à Comissão Europeia para ajudar os nossos agricultores”.
Na reunião participaram ainda os Secretários de Estado da Agricultura e das Pescas da República Portuguesa, Gonçalo Rodrigues e Teresa Coelho, o Secretário-Geral de Agricultura e Alimentação do Reino de Espanha, Fernando Miranda Sotillos, a Embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Betanzos Roig, bem como representantes de diversos organismos dos dois países, responsáveis por matérias que estiveram em análise.