Praias em territórios com gestão de saneamento da Indaqua recebem 40 bandeiras azuis
água

Praias em territórios com gestão de saneamento da Indaqua recebem 40 bandeiras azuis

As praias de Matosinhos e Vila do Conde voltam a ser reconhecidas em 2025 pela excelência da sua água balnear, graças à gestão de saneamento efetuada pela INDAQUA nestes territórios, anunciou a entidade em comunicado. Ao todo, foram atribuídas 40 Bandeiras Azuis e de Ouro, distinções que valorizam a qualidade ambiental e a proteção dos ecossistemas costeiros.

Matosinhos destaca-se com 17 praias galardoadas, das quais 13 receberam também a Bandeira de Qualidade de Ouro, concedida pela associação ambientalista Quercus. Este prémio reconhece a “qualidade da água excelente” ao longo das últimas cinco épocas balneares, entre 2019 e 2023. Vila do Conde, por sua vez, viu cinco das suas praias distinguidas com ambas as bandeiras, resultado do rigoroso controlo de critérios que envolvem qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços.

Eduardo Barbot, COO do Grupo INDAQUA, sublinha que “estes galardões constituem o reconhecimento evidente da qualidade das praias de que todos podemos usufruir, mas também do trabalho exigente e invisível que dezenas de pessoas realizam diariamente no encaminhamento e tratamento das águas residuais”. O responsável destaca ainda que o empenho da INDAQUA garante a devolução da água tratada ao meio ambiente nas melhores condições, protegendo os recursos hídricos e os ecossistemas.

No entanto, Eduardo Barbot alerta que o sucesso depende também da ligação de todas as habitações à rede de saneamento e da adoção de comportamentos responsáveis por parte dos utilizadores, como evitar o despejo indevido de resíduos. “Portugal tem evoluído de forma notável neste setor, mas há ainda um caminho importante a percorrer – não apenas na expansão da rede, mas sobretudo na total adesão aos serviços públicos de águas residuais.”

Esta distinção reforça a importância da gestão eficaz do saneamento para a manutenção da qualidade ambiental e para o usufruto seguro das zonas balneares por parte da população e visitantes.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.