Preço da água para consumo urbano no Algarve aumenta 15 a 50% a partir do segundo escalão

Preço da água para consumo urbano no Algarve aumenta 15 a 50% a partir do segundo escalão

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) aumentou o preço da água para consumo urbano no Algarve entre 15 a 50%, medida que será aplicável a partir do segundo escalão de consumo, noticiou a agência Lusa.

Como afirmou o presidente da AMAL, António Pina, no final de uma reunião daquela entidade, os aumentos dos vários escalões de consumo aplicados de forma diferenciada a partir de março resultam de um “instrumento proposto” pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

O presidente da AMAL, entidade que integra os 16 municípios algarvios, detalhou que o primeiro escalão não terá qualquer aumento, sendo aplicado um aumento de 15% ao segundo escalão, “ou seja, um aumento igual ao que se pede para poupar no consumo”. No terceiro, o aumento é de 30% e de 50% no quarto e último escalão. Ao consumo não doméstico - hotelaria, comércio e indústria - vai ser aplicado um aumento de 15%.

A medida decidida pela AMAL “é um instrumento de sensibilização adicional”, para penalizar quem consume mais água, justificou o responsável. Isto porque, apesar de "todas as outras formas de comunicação que têm vindo a ser utilizadas, o consumo urbano no primeiro mês deste ano continua a aumentar em relação ao mês homólogo do ano anterior”, apontou. António Pina, também presidente da Câmara de Olhão, lamentou que as pessoas ainda “não estejam consciencializadas e a contribuir” para a redução do consumo de água, num momento em que é preciso o esforço de todos para enfrentar a escassez hídrica no Algarve.“Claro que nem todos [os municípios] concordam, porque alguns já têm níveis de eficiência superiores”, notou.

“Este é um dos instrumentos que estão disponíveis, mas em breve virão outros”, avisou.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.