Presidente da câmara de Paredes diz que ETAR provisória de Arreigada funciona acima das expectativas

Presidente da câmara de Paredes diz que ETAR provisória de Arreigada funciona acima das expectativas

 O presidente da Câmara de Paredes disse esta segunda-feira que a estação provisória de tratamento de águas residuais (ETAR) de Arreigada, no concelho de Paços de Ferreira, está a funcionar “acima das expectativas”, com impacto positivo no rio Ferreira.

“Neste momento, há uma ETAR provisória que já está a fazer o seu trabalho. A ETAR provisória está a funcionar. Se ela não estivesse a trabalhar, a visita que fizemos hoje era impossível", afirmou Alexandre Almeida, citado num comunicado da autarquia.

O autarca de Paredes esteve esta segunda-feira em Lordelo, a jusante da ETAR, a realizar uma visita técnica aos trabalhos de reabilitação do rio Ferreira, acompanhado do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado.

"O que estamos aqui a fazer vai melhorar, sem dúvida, o aspeto do rio Ferreira e a qualidade da água do rio. Mas, nada disso resulta se a ETAR de Arreigada não estiver em funcionamento”, acrescentou.

Alexandre Almeida indicou que a obra de reabilitação e valorização do rio Ferreira decorre ao longo de oito quilómetros, desde Arreigada até Sobrado, no concelho de Valongo.

Referiu, ainda, que os trabalhos vão permitir criar "alguns corredores ecológicos bem definidos, naturais”.

A reabilitação das margens deverá estar terminada até ao final do ano, estimou.

José Pimenta Machado, da APA, destacou, por seu turno, que a empreitada prevê a plantação de 21 mil árvores.

O projeto contempla também "a remoção de silvados, infestantes e um emissário", com um orçamento de cerca de 939 mil euros.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.