
PreZero Portugal inicia operação da nova linha de produção de combustíveis derivados de resíduos da Ecobeirão
A PreZero Portugal acaba de lançar os serviços de gestão e operação da nova linha de produção de Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR) da Ecobeirão.
O objetivo principal desta instalação pretende “valorizar o potencial energético dos resíduos não recicláveis, contribuindo, assim, para a redução das quantidades de resíduos depositados em aterro e alinhando-se com as metas ambientais europeias para 2030”, explica a PreZero, em comunicado.
Localizada no CITERPB – Centro Integrado de Tratamento e Eliminação de Resíduos da Região do Planalto Beirão, a nova linha de produção de CDR’s processa os rejeitados da instalação de Tratamento Mecânico (TM) de resíduos sólidos urbanos (RSU), triagem de papel/cartão e triagem de embalagens.
“Esta nova linha de produção de CDR’s da Ecobeirão destaca-se por ser a primeira em Portugal com equipamento e tecnologia de referência finlandesa e alemã, designadamente o sistema de trituração TYRANNOSAUROS com capacidade nominal de 11 toneladas/hora, e o sistema de secagem STELA com capacidade nominal de 4,5 toneladas/hora”, acrescenta a PreZero.
A capacidade de produção instalada da unidade ronda as 50.000 toneladas/ano e estima-se que a PreZero Portugal consiga reduzir anualmente cerca de 30 a 40% a quantidade de materiais não recicláveis depositados em aterros. “Este avanço será particularmente benéfico para as cimenteiras, que utilizarão o CDR como substituto de combustíveis fósseis no processo de produção, o que resultará numa diminuição das emissões de CO2”, lê-se na mesma nota.