Primeiro-ministro e secretária de Estado da Energia consideram “tímida” proposta de Bruxelas para mercado da eletricidade

Primeiro-ministro e secretária de Estado da Energia consideram “tímida” proposta de Bruxelas para mercado da eletricidade

O primeiro-ministro, António Costa, criticou esta quarta-feira a “timidez” da recente proposta da Comissão Europeia sobre o mercado da eletricidade.

"A proposta que a Comissão Europeia apresentou para a reforma do mercado da eletricidade é muito tímida", defendeu o primeiro-ministro.

Também a secretária de Estado da Energia, Ana Fontoura, considerou igualmente “tímida” a proposta europeia para o mercado da eletricidade, avançou o Expresso.

Segundo o primeiro-ministro português, essa proposta "apresenta alguns passos positivos, no bom sentido, mas fica muito aquém daquilo que é necessário".

"Aquilo que é necessário é o que Espanha e Portugal têm vindo a defender desde março do ano passado, no sentido de separar de uma vez por todas os mercados da eletricidade e do gás, acabar com a regra marginalista de fixar o preço da eletricidade pelo preço mais elevado da sua fonte de produção", disse.

Em suma, António Costa reiterou que fixação do preço da eletricidade deve ser em função do custo efetivo da sua forma de produção.

A posição foi transmitida por António Costa em conferência de imprensa no final da 34ª Cimeira Luso Espanhola, em Lanzarote, no arquipélago das Canárias, tendo ao seu lado o líder do executivo de Espanha, Pedro Sánchez.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.