
PRIO anuncia serviço de transporte de biocombustível por comboio no Porto de Aveiro
A PRIO, empresa de energia portuguesa, anunciou esta segunda-feira o início de novo serviço mensal de distribuição de biocombustível, por via ferroviária, no Porto de Aveiro.
No primeiro serviço desta via ferroviária, concluído a 19 de abril, dois comboios transportaram, cada um, 720 toneladas de biocombustível produzido a partir de resíduos no complexo PRIO Novas Energias, situado no porto de Aveiro. A expectativa da PRIO é que o transporte por via ferroviária decorra de forma recorrente.
"Além dos benefícios na redução da pegada carbónica, esta diversificação de alternativas, com o transporte ferroviário a surgir como opção adicional às já existentes, rodoviária e marítima, permite também uma maior gestão do ponto de vista logístico", destacou a Prio em comunicado.
No mês de fevereiro deste ano, a PRIO deu outro "passo adicional nesta diversificação de opções, com um primeiro abastecimento no Porto de Aveiro de ECO Bunkers B20, um combustível mais ecológico e eficiente" para o setor marítimo.