
Procura mundial de gás subiu 2,8% em 2024
A procura mundial de gás registou uma subida de 2,8% em 2024, crescimento que se manterá este ano, embora a um ritmo mais lento, de 1,9%. Os dados são da Agência Internacional de Energia (AIE) publicados hoje no relatório trimestral da AIE sobre o mercado do gás.
“Os mercados globais de gás natural deverão manter-se apertados em 2025, uma vez que a procura continua a aumentar e a oferta se expande mais lentamente do que antes da pandemia e da crise energética”, indica o relatório.
O documento, que fornece uma análise exaustiva da evolução do mercado em 2024 e uma perspetiva para 2025, conclui que os mercados avançaram para um reequilíbrio gradual no ano passado após o choque de oferta que se seguiu à invasão total da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.
“Ainda assim, o equilíbrio global do gás permaneceu frágil, destacando a necessidade de uma maior cooperação internacional para aumentar a segurança do abastecimento de gás”, lê-se na nota da AIE.
“Os fundamentos do mercado do gás melhoraram ao longo do último ano, mas, por enquanto, continuamos a assistir a uma significativa escassez devido ao aumento da procura e ao crescimento moderado da capacidade de GNL. O aumento da incerteza geopolítica aumenta os riscos”, afirma Keisuke Sadamori, Diretor de Mercados e Segurança Energética da AIE.
“Embora a cooperação internacional em matéria de segurança do aprovisionamento de gás se tenha alargado desde o início da recente crise energética, são necessários maiores esforços por parte dos produtores e consumidores responsáveis, que devem intensificar os seus esforços coletivos para reforçar a arquitetura do aprovisionamento mundial de gás seguro e protegido”, acrescenta o documento.