
Programa de apoio à eficiência energética lançado em abril
A ministra do Ambiente e Energia confirmou que a partir de abril o Governo vai abrir o novo programa de apoio à eficiência energética, focado na substituição de eletrodomésticos por modelos mais eficientes. A iniciativa pretende beneficiar famílias vulneráveis e combater a pobreza energética. Declarações de Maria da Graça Carvalho, em entrevista à Renascença.
Diferente do programa anterior, as candidaturas não serão feitas diretamente pelo Fundo Ambiental, mas intermediadas por autarquias, IPSS e os recém-criados Espaços Energia. Esses pontos oferecerão suporte técnico e garantirão que as inscrições sejam feitas corretamente. As candidaturas poderão abranger residências individuais ou conjuntos habitacionais, para facilitar a gestão dos apoios e evitar um número excessivo de pedidos.
O novo programa de eletrodomésticos será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e terá duração de um ano, antes da implementação do Programa Social do Clima, que ampliará essas ações. Em novembro de 2024, altura que o ministério do Ambiente e da Energia anunciou as duas novas iniciativas de combate à pobreza energética, sendo uma delas o programa 'E-Lar', dedicado à compra de eletrodomésticos mais eficientes, falou num investimento de 100 milhões de euros.
Já sobre o programa de incentivo à substituição de janelas para maior eficiência energética, a ministra disse que o mesmo será concluído até abril. O programa, que inicialmente tinha 30 milhões de euros, recebeu recentemente um reforço de 60 milhões para dar resposta à procura.