Projeto de elétrico entre Lisboa e Loures apresentado, investimento é de 160 milhões
ambiente

Projeto de elétrico entre Lisboa e Loures apresentado, investimento é de 160 milhões

O Terreiro do Paço, em Lisboa, e o Parque Tejo, em Loures, vão ficar ligados a partir de 2028 através de um elétrico em canal dedicado (16 E), num investimento de 160 milhões de euros.

A contratação do projeto está prevista para este ano, e o início da execução em 2026.

Para 2027, está planeado o início da obra, com o início da operação reservado para 2028, revelou Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, com o pelouro da Mobilidade, na apresentação do projeto, e citado em comunicado.

O 16 E foi apresentado a 1 de abril, no Parque das Nações, com a presença dos presidentes de Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e de Loures, Ricardo Leão, e da ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.

A operação do Elétrico 16E, com início previsto para 2028, deverá transportar entre 7,6 a 8,1 milhões de passageiros por ano.

Com uma extensão total de 12 quilómetros, divididos por 18 estacões, o novo elétrico pretende ser mais sustentável e económico, segundo sublinharam os responsáveis.

Citada pela Lusa, a ministra do Ambiente, Maria Graça Carvalho, sublinhou o facto de este novo elétrico servir as pessoas que até agora têm "poucas alternativas ao transporte individual, face à resposta insuficiente que encontram em termos de transporte público". "Graças ao elétrico 16, cuja operação deverá ter início em 2028, entre 7,6 e 8,1 milhões de passageiros, por ano, terão acesso a um meio de transporte mais rápido, mais direto e mais barato", apontou.

O elétrico 16 E integra-se no desenvolvimento do projeto designado 'Linha Intermodal Sustentável (LIOS)', sem data prevista de conclusão.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.