Projeto de hidrogénio verde vai abastecer indústria e habitação no Centro do país
energia

Projeto de hidrogénio verde vai abastecer indústria e habitação no Centro do país

Um novo projeto de produção de hidrogénio verde será desenvolvido em Oliveira do Bairro, numa iniciativa da parceria WP2X, que junta as empresas Winpower e Metalcertima, com a participação da Floene. A informação foi divulgada esta segunda-feira num comunicado da Floene, que adianta que o investimento ultrapassa os oito milhões de euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Reconhecido como Projeto de Interesse Nacional (PIN), o projeto visa apoiar a transição energética no cluster cerâmico da região, através da produção de hidrogénio a partir de água residual industrial e eletricidade renovável. A Floene ficará responsável pela ligação à rede de gás, permitindo a injeção anual de cerca de 19 GWh, o que representa aproximadamente 3% da energia atualmente fornecida na rede local.

Gabriel Sousa, CEO da Floene, sublinha que esta parceria “confirma que os gases renováveis são a resposta adequada para a descarbonização de indústrias tão exigentes como a cerâmica”, destacando ainda o impacto positivo na “valorização das comunidades locais”.

Segundo o comunicado, o projeto vai permitir reduzir cerca de 5.724 toneladas de CO₂ por ano, promovendo a autonomia energética, a competitividade da indústria, a substituição do gás natural por um gás renovável e a mobilidade sustentável, com potencial para abastecer frotas industriais e outros setores de transporte no futuro.

A construção da unidade deverá arrancar nos próximos meses, estando prevista a conclusão até ao final de 2026. A produção inicial será de 17,5 GWh por ano, podendo crescer conforme a adesão de novos utilizadores. O projeto foi um dos vencedores do recente leilão de hidrogénio, considerado um passo decisivo para o desenvolvimento deste mercado no país.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.