
Projeto ‘Eólicas-Ambiente’ do IPMA faz ponto de situação para 2025
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Algés, foi palco da primeira reunião de progresso do projeto ‘Eólicas-Ambiente’, e que contou com a participação de cerca de 40 investigadores, técnicos e estudantes.
No decorrer da reunião foram apresentados o ponto de situação e o plano para 2025 das tarefas do projeto, que se encontra enquadrado na componente RepowerEU ‘Estudos técnicos sobre o potencial energético offshore’ (RP-C21-i07.01), do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Caraterizar as áreas definidas no Plano de Afetação para Energias Renováveis Offshore (PAER) em Portugal continental e produzir dados de referência para a definição do âmbito de futuros estudos de impacte ambiental são os objetivos do projeto, que “segue uma abordagem holística e multidisciplinar”, abrangendo temas como circulação oceânica, hidrografia, contaminantes, produtividade, biodiversidade, megafauna marinha e contaminantes.
O projeto é coordenado pela investigadora do IPMA, Alexandra Silva, e conta com a participação de equipas da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e de vários centros de investigação (CCMAR, CEAUL, CESAM, CE3C, CIIMAR, IDL, MARE e FARM-ID).