
Projeto-piloto vai testar veículo pesado de mercadorias movido a biometano
A Dourogás, a Bosch Portugal e a TJA -Transportes J. Amaral vão promover em parceria, um projeto-piloto que colocará em circulação uma viatura pesada de mercadorias movida a biometano.
A viatura, da frota da TJA, vai circular, em média, 11 mil quilómetros por mês, permitindo o projeto-piloto evitar a emissão de 139 256 kg CO2/ano, de acordo com um comunicado conjunto das três empresas promotoras.
Segundo a nota de imprensa, a iniciativa permitirá à Bosch Portugal perceber como é que o biometano poderá contribuir para a estratégia de descarbonização das suas operações.
Para a TJA, parceira “estratégica” da Bosch Portugal para a área logística, a iniciativa será uma oportunidade para testar os consumos e emissões para a atmosfera da mobilidade a biometano na sua frota e, consequentemente, para avaliar o desempenho deste combustível 100% renovável “que se apresenta como uma alternativa efetiva e imediata aos combustíveis convencionais, sendo uma solução inteligente para a gestão dos resíduos orgânicos e outras fontes de biomassa”.
O biometano é um gás de origem 100% renovável “que permite a substituição direta do Gás Natural Veicular (GNV), sem qualquer necessidade de adaptação das viaturas, apresentando-se como uma alternativa com elevada performance ambiental, armazenável, eco sustentável e economicamente rentável. A versatilidade desta energia permite que seja utilizada também para fornecimento à indústria ou injeção na rede nacional de gás”, pode ler-se na nota de imprensa.
Qualquer um dos pontos de abastecimento da rede Dourogás em Portugal, de GNV, está capacitado para permitir o abastecimento de biometano, informa ainda o comunicado.