
Projeto ‘Vidro +’ quer impulsionar a recolha seletiva de vidro na região do Grande Porto
Com o objetivo de potenciar a circularidade do vidro de embalagem, a LIPOR e os seus municípios associados, a Plataforma ‘Vidro +’ e a Novo Verde associaram-se para desenvolver um modelo que tem como objetivo aumentar a recolha seletiva de vidro de embalagem.
Em comunicado, a LIPOR recorda que a reciclagem de vidro “é fundamental para a sustentabilidade ambiental do setor vidreiro, uma vez que este material pode ser reciclado indefinidamente sem perder qualidade”.
No entanto, apesar de em Portugal a recolha seletiva de vidro se ter iniciado na década de 1980, “a taxa de reciclagem permanece aquém das metas estabelecidas e esperadas. De acordo com o Relatório Anual de Resíduos Urbanos 2023, foram colocadas nos resíduos urbanos 344 522 toneladas de resíduos de vidro de embalagem, sendo que somente 192 001 toneladas foram recolhidas seletivamente (56%). Complementarmente, o PERSU2030 veio estabelecer uma taxa de retoma dos resíduos de Vidro de 95%, o que coloca um enorme desafio aos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU’s) e aos municípios”.
Para os promotores, “é necessário mais foco na promoção da economia circular, o que implica a valorização do resíduo de vidro como matéria-prima para fabricação de novos produtos”.
Com este mote, foi apresentado a 2 de abril, na LIPOR, o projeto ‘Vidro +’, que, através de uma abordagem desenvolvida pelo Instituto Kaizen, e aplicando a engenharia ao processo, assenta numa realização de um diagnóstico e no desenho de soluções para aumentar a quantidade e qualidade do vidro recolhido seletivamente, nos sistemas de recolha porta-a-porta (habitações e comércios (HORECA e nos ecopontos, através da identificação dos principais desafios e oportunidades de melhoria.
Ana Cristina Carrola, vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, que encerrou o evento, salientou que “o projeto Vidro + está alinhado com a estratégia nacional e representa o esforço de uma cadeia de valor em cumprir os seus objetivos e metas e alcançar resultados que contribuam para Portugal cumprir as suas metas”.