Prosolia regista lucro de 664 mil euros em 2023
energia

Prosolia regista lucro de 664 mil euros em 2023

A Prosolia Energy registou em 2023 um lucro de 664 mil euros em Portugal, tendo melhorado em 14% a faturação consolidada, para 35,3 milhões de euros.

De acordo com um comunicado da empresa, foram investidos 73,6 milhões de euros em ativos renováveis nesse mesmo ano, o que representou um aumento de 30% em relação a 2022 e um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) de 13,5 milhões de euros. Em 2022, esse valor foi de 8,3 milhões de euros.

O resultado líquido de 664 mil euros explica-se, segundo a empresa, pelos investimentos significativos que têm sido feitos, alguns dos quais ainda não estão em produção, foi referido à agência Lusa.

Já a receita com a venda de energia aumentou de 2,3 milhões de euros em 2022 para mais de 6,7 milhões no ano passado, o que representa um aumento de quase 200%, impulsionado pela entrada em operação de três centrais solares fotovoltaicas com venda de energia à rede elétrica - Albispark (Castelo Branco), Santo Varão (Montemor-o-Velho) e Sant Jordi (Espanha) -, bem como pela entrada em operação de diversos projetos industriais com PPAs (acordos de compra de energia de longo prazo) bilaterais com consumidores industriais.

Para os próximos anos, a expectativa da empresa é continuar a aumentar a receita com a venda de energia à medida que mais projetos de energia ‘verde’ entrem em operação, enquanto mantém um ritmo elevado de investimento em ativos renováveis, tanto em projetos fotovoltaicos como de outras soluções de energia limpas, como a eólica e o armazenamento.

A Prosolia tem sede em Valência, Espanha, e está atualmente presente também nos mercados português, francês e italiano.

Em Portugal, entre outros projetos, a Prosolia é responsável, juntamente com a Iberdrola, pela instalação da Central Solar de Cercal do Alentejo e da Central Fernando Pessoa, na freguesia de São Domingos e Vale de Água.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.