
Proteger a biodiversidade pode gerar 395 milhões de empregos até 2030 - relatório
Foi lançado a 17 de dezembro um novo relatório pela ‘Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES).
O relatório de avaliação sobre as ‘Interligações entre Biodiversidade, Água, Alimentação e Saúde’ – conhecido como relatório 'Nexus' – oferece aos decisores de todo o mundo avaliação científica mais ambiciosa e explora mais de uma dúzia de opções específicas de resposta para maximizar os co-benefícios em cinco “elementos nexus”: biodiversidade, água, alimentação, saúde e alterações climáticas.
Uma das principais conclusões do documento indica que, para travar e inverter a perda de biodiversidade e salvaguardar a vida no planeta, são necessárias “mudanças profundas e urgentes na forma como as pessoas veem e interagem com o mundo natural e os seus recursos limitados”.
Assim, de acordo com o relatório, “uma ação transformadora pode ter efeitos económicos positivos, estimando-se que até 2030 possam ser gerados mais de 10 biliões de dólares (cerca de 9,5 biliões de euros) em oportunidades de negócio com abordagens económicas sustentáveis e apoiados 395 milhões de postos de trabalho a nível mundial”.