
Quadrante junta-se à Endesa na criação do parque eólico de Aranhas
Em comunicado, a Quadrante anunciou que irá integrar o projeto do parque eólico de Aranhas, juntamente com a Endesa, e que está situado numa área com mais de 46 hectares entre os concelhos da Chamusca, Abrantes, Alpiarça e Constância.
Esta infraestrutura irá contar com a instalação de 44 aerogeradores responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica a cerca de 24 mil habitações, “tornando-se assim um dos maiores parques eólicos do país”, indica a nota.
Desenvolvido no âmbito do projeto de reconversão da Central Termoelétrica do Pego, concelho de Abrantes, o novo parque eólico vai contar com uma potência instalada de 244,64 megawatts, que irá possibilitar a produção de cerca de 508 gigawatts por hora, com uma emissão total anual de CO2 de 83 mil toneladas - que contrasta com os 4,7 milhões de toneladas produzidas pela antiga Central Termoelétrica.
A este empreendimento junta-se ainda a criação de uma subestação elevatória de 33/220 quilovolts (kV), que será ligada à subestação coletora de Concavada, através de uma linha de transmissão de muito alta tensão de 220kV, que terá cerca de 43 quilómetros de extensão.